Início >> Autor >> Albert Camus

Albert Camus

Romancista francês, nascido na Argélia em 1913, ensaísta e autor teatral conhecido por suas obras como O Estrangeiro (1942); A peste (1947) e A Queda (1956) recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1957. Seus livros estão entre os mais lidos do século XX. Herói da resistência, depois da Segunda Guerra Mundial se tornou o porta-voz de sua geração de escritores e mentor da seguinte, não só na Europa, mas no mundo. Seus trabalhos baseados no isolamento do homem, no estranhamento do indivíduo de si mesmo, da questão do mal e da morte são refletidos na alienação e desilusão. Embora tenha entendido e produzido obras enfocando o niilismo, Camus também focalizou a necessidade de defesa de valores como a verdade, a moderação e a justiça. Seus últimos trabalhos resumiram linhas do humanismo liberal que rejeitam aspectos tanto do Cristianismo quanto do Marxismo.

4
Média: 4.00 (1 voto)
Sem 'O estrangeiro', do franco-argelino Albert Camus, o século 20 teria sido bem menos interessante. (Alcino Leite Neto, Folha)

Mais conhecida e importante obra de ficção de Albert Camus, o romance O estrangeiro — publicado pela primeira vez em 1942 — é o terceiro livro de Camus a ser reeditado pela Editora Record, em apresentação luxuosa com sobrecapa assinada pelo artista gráfico Victor Burton e tradução totalmente revisada.