Livro82
O romance de Tristão e Isolda
Data do debate:
quinta-feira, 10 de Agosto de 2023 - 19:00
Título original:
LE ROMAN DE TRISTAN ET ISEUT
Número de páginas:
145
Ano da primeira publicação:
1988
Tristão e Isolda conta a história de amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda (ou Iseu), protagonistas de uma história medieval de amor baseada numa lenda celta.
Seu amor impossível inspirou poetas, escritores, pintores e músicos da Idade Média e dos tempos modernos. Tornou-se, por exemplo, tema de uma das mais famosas óperas de Wagner e deu origem a diversos filmes ― o mais recente, produzido em 2006.
As inúmeras versões que imortalizaram e divulgaram essa história em outros países são o testemunho do fascínio e do encantamento que ela causa até hoje.
Misturando magia, traição e sofrimento, a lenda provoca, comove e inspira.
Fonte: Editora Martin Claret
Comentários
APPIO
19/10/2023 - 15:11
permalink
O romance de Tristão e Isolda
O Romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier
Joseph Bédier transformou em romance a lenda de Tristão e Isolda.
Com a qualificação de ser mais que um expert (expressão não corriqueira em sua época), mas um profundo estudioso e conhecedor das lendas e mitos medievais que se transformaram em contos nas épocas posteriores.
Na origem, as lendas e mitos oralmente transmitidos desde os tempos da formação das lendas arturianas, e que se consolidam no século XII/XIII (romances de cavalaria) são por eles estudados – na forma e conteúdo.
Portanto, com o conhecimento do grande elenco desses contos, do estudo das formas tanto da prosa como da poesia gerada, sua versão do conto da lenda de Tristão e Isolda merece ser considerada como uma obra o mais fiel possível a sua origem.
A origem da historia de Tristão e Isolda está nas lendas dos povos celtas e bretões, nas hoje Ilhas Britânicas. Mas é por volta de 1200 que Gottfried Von Strassburg escreve essa história, e assim ela se tornou popular, sendo reescrita inúmeras vezes a partir daí.
O romance conta a história do amor entre Tristão, um cavaleiro e herdeiro de um reino e sobrinho do Mark, Rei da Cornualha, e de Isolda, uma princesa de outro reino, na Irlanda. Tristão é mandado pelo tio para ir buscar a sua noiva, com quem contrairá núpcias.
Mas, durante a viagem de volta, eles sem saber, e por descuido de uma criada, bebem um filtro de amor destinado ao Rei Marke e a Isolda, para que o rei e ela se amassem perdida w eternamente um pelo outro.
Tristão, sobrinho do Rei Marke da Cornualha, é enviado para a Irlanda para trazer Isolda como noiva de seu tio. Durante a viagem de volta, eles acidentalmente bebem um filtro do amor e se apaixonam perdidamente um pelo outro, apesar de Isolda estar destinada a se casar com o Rei Marke. O amor entre eles é proibido, mas irresistível.
Entra cena, então, o choque inevitável entre o dever de fidelidade (ele ao tio, ela ao noivo) e o desejo incontrolável. Eles são leais, mas não conseguem controlar a paixão de um pelo outro.
Os sentimentos antagônicos vão conduzir a história, que vai submeter os apaixonados - inocentes nas suas originais intenções puras, mas culpados por pelos seus atos incontrolados, por obstáculos, adversários, adversidades, traições, duelos, lutas, com serem reais e serem fantásticos. Apesar da fidelidade aos seus princípios, e por causa da ingestão do filtro de amor que é mais forte, não conseguem se manter distantes e se entregam ao amor. Para isso usam de todos os estratagemas para despistar seus sentimentos e encontros, mas acaba por serem descobertos pelo Rei Marke, vítima de dupla traição.
Essa é uma historia de amor impossível, com todos os ingredientes que a tornam apaixonante.
E como todo amor impossível, é trágico seu fim. Nem por isso o amor deixa ser enaltecido pelas centenas de gerações que se passaram. Embora nos dias de hoje não existam mais nem reinos (uns raros), nem cavaleiros, nem princesas, nem dragões, nem justas, o amor permanece como uma força, às vezes incontrolável. E alguns, ainda com fim trágico.
Mas, o importante é que Tristão e Isolda aborda temas que são próprios dos serem humanos, em qualquer parte, e os conflitos que viveram muitos de nós também hoje os vive. Só que o sentimento desses dois amantes é muito mais romântico, muito mais bonito, tanto mais, que
continua a inspirar, há mais de um milênio, a literatura, a música, a pintura, a escultura e...
os corações apaixonados.
quatro primeiros