Início >> Notícias

Novidades, eventos, avisos, artigos...

Clube de leitura: Pandemia impulsiona o aumento de grupos que discutem literatura

• Publicado em 20/08/2021 - 12:00
[Amanda Calazans, especial para o Estadão, 19/8/21]

Em uma quarta-feira à noite, cerca de 60 leitores se reuniram durante três horas em uma videochamada para discutir os livros italianos Dias de Abandono (2002, lançado aqui pela Biblioteca Azul), da festejada Elena Ferrante, e Laços (2014, editado pela Todavia), o contraponto de Domenico Starnone.

As mulheres pediam mais a palavra do que os sete homens presentes, que preferiam deixar seus comentários por escrito no chat da chamada. Acompanhada por alguns copos de vinho, a conversa coletiva misturava opiniões sobre os livros, histórias pessoais e referências a outras obras - que foram listadas ao final por um participante.

Inscrições abertas para a edição 2020 do Prêmio Nacional de Literatura nos Clubes

• Publicado em 15/03/2020 - 20:31
  • por Admin

O tradicional concurso literário organizado pelo Sindiclube, Fenaclubes e Academia Paulista de Letras já está com as inscrições abertas para a edição de 2020.

São duas premiações: uma para adultos e outra para estudantes do ensino médio e nono ano do fundamental.

Podem participar associados de clubes esportivos e sócio-culturais de todo o Brasil, que sejam filiados ao Sindiclube ou ao Fenaclubes. Do prêmio para estudantes, além dos associados de clubes, também podem participar alunos de escolas convidadas.

Ranking CLS em Setembro/2019

• Publicado em 16/09/2019 - 13:51
  • por Admin

O Ranking CLS é atualizado em tempo real: cada vez que um membro adiciona ou altera avaliações, ele é recalculado automaticamente.

Para observar as mudanças do Ranking, de tempos em tempos publicamos 'fotografias' que mostram como estavam as avaliações numa determinada data.

Esta é a terceira fotografia (clique para ampliar), feita em 16 de Setembro de 2019, às 13:22.

Divulgados os vencedores do Prêmio de literatura Sindicube/Fenaclubes para estudantes

• Publicado em 17/10/2018 - 12:45
  • por Durval Tabach

Acaba de ser divulgado o resultado do primeiro Prêmio de literatura para estudantes associados de clubes e convidados, promovido pelo Sindiclube e Fenaclubes e júri composto por membros da Academia Paulista de Letras.

Resultado do Prêmio Nacional de Literatura nos Clubes 2018

• Publicado em 04/09/2018 - 16:34
  • por Admin

O Prêmio Nacional de Literatura nos Clubes 2018, 3ª edição, teve a participação de 170 inscrições de associados de clubes, cada autor participando com uma única obra de poesia, crônica ou conto. O Sindi-Clube e a FENACLUBES cumprem o objetivo de promover a literatura nos clubes de todo o Brasil.

Prêmio de literatura para estudantes associados de clubes e convidados

• Publicado em 03/05/2018 - 19:02
  • por Admin

O Prêmio Nacional de Literatura nos clubes este ano terá uma versão para jovens estudantes do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, que sejam associados de clubes paulistas e/ou sejam alunos de escolas convidadas.

Uma bela oportunidade para quem gosta de escrever mostrar seu talento, submetendo seu trabalho à análise de escritores profissionais e, de repente, descolar um prêmio em dinheiro e ter seu texto publicado em livro.

'Sem fim', crônica vencedora do Concurso literário do Centenário, por Hamilton Bassit

• Publicado em 12/03/2018 - 10:44
  • por Durval Tabach

"Um relato tristonho, mas exemplificativo daquilo que o Clube Sírio pretende como valores primordiais, que são a amizade, o companheirismo, a solidariedade e a fraternidade."

Foi assim que a comissão julgadora descreveu a crônica Sem fim, de Hamilton Bassit, vencedor do Concurso Literário do Centenário.

"Sonho de uma noite de verão", pelo Grupo Teatral Sírio

• Publicado em 17/10/2017 - 12:44
  • por Chris Boulos

Em comemoração ao centenário do clube, o Grupo Teatral Sírio apresentará sua montagem para a aclamada peça "Sonho de uma noite de verão", de William Shakespeare.

Escrita pelo bardo em meados dos anos 1590, A Midsummer Night's Dream é fruto de sua imaginação e inventividade, com referências múltiplas, que vão da mitologia grega às Metamorfoses do poeta romano Ovídio, passando por personagens do folclore inglês e práticas do teatro londrino da época.

Ranking CLS em Outubro/2017

• Publicado em 10/10/2017 - 16:15
  • por Durval Tabach

O Ranking CLS deste site é atualizado em tempo real: cada vez que um membro adiciona ou altera avaliações, ele é recalculado automaticamente.

Na eventualidade de haver um interesse futuro em analisar as mudanças do Ranking ao longo do tempo, publicamos 'fotografias' que mostram como estavam as avaliações numa determinada data.

A primeira fotografia está acima (clique para ampliar), feita em 10 de Outubro de 2017, às 16:03.

Prêmio Nobel de Literatura 2017 concedido a Kazuo Ishiguro

• Publicado em 06/10/2017 - 12:48
  • por Chris Boulos

A maior honraria existente na área literária foi concedida, este ano, ao autor Kazuo Ishiguro. Nascido no Japão, mas criado desde os 5 anos de idade na Inglaterra, foi agraciado em 1995 com a Ordem do Império Britânico (OBE, na sigla em inglês) pelos relevantes serviços prestados à literatura, sendo indiscutivelmente um dos grandes expoentes da literatura contemporânea produzida no Reino Unido.