Início >> Autor >> James Joyce

James Joyce

James Augustine Aloysius Joyce (Terenure, Irlanda, 2 de fevereiro de 1882 — Zurique, Suíça, 13 de janeiro de 1941) foi um romancista, contista e poeta da Irlanda que viveu boa parte de sua vida expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) - o que se poderia considerar um "cânone joyceano". Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglesa, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais eminentes poetas do imagismo.

Embora Joyce tenha vivido fora de sua ilha irlandesa natal pela maior parte da vida adulta, sua identidade irlandesa foram essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática de sua obra. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade. Desta forma, ele é ao mesmo tempo um dos mais cosmopolitas e um dos mais particularistas dos autores modernistas de língua inglesa.

2.625
Média: 2.63 (8 votos)

Quinze contos de James Joyce que retratam o cotidiano de Dublin, capital da Irlanda. Considerado um dos escritores mais influentes do século XX, Joyce constrói uma análise profunda da estagnação e paralisia da sociedade dublinense de seu tempo, sem deixar de lado temas universais, como as experiências da infância, as relações conjugais e a morte. Os contos “As irmãs”, ”Um encontro” e “Arábia” tratam da infância. “Eveline”, “Após a corrida”, “Dois galantes” e “A pensão” são histórias da adolescência. “Uma pequena nuvem”, “Contrapartida”, “Argila” e “Um caso doloroso” são tramas relacionadas à vida adulta.