MENSAGEM
Único livro de poemas em português publicado durante a vida de Fernando Pessoa (1888-1935), “Mensagem” inclui algumas das poesias mais intrigantes de sua autoria. Redigido entre 1913 e 1934 o livro foi lançado em dezembro de 1934 - menos de um ano da morte do poeta.
“Mensagem” é uma homenagem do maior poeta moderno em língua portuguesa à sua pátria, onde, em forma de poema, Pessoa revê a história do seu país, desde o período da mitológica fundação de Lisboa por Ulisses e o mito de Dom Sebastião e o Sebastianismo e o Quinto Império, passando pelo período das navegações, destacando monarcas e figuras da corte, e incentiva seu País a buscar o futuro glorioso que acredita advirá.
É um texto repleto de símbolos, signos místicos e sinais esotéricos – até mesmo a numerologia presente na contagem dos capítulos.
“Mensagem” relembra a forma da poesia épica – diga-se Camões – mas é modernista na própria estrutura dos versos, revelando ainda a visão de mundo muito própria do autor, onde o mar ocupa um lugar especial, na construção da nova poesia épica.
Fonte: Editora L&PM