Início >> Livros >> As filhas sem nome
Livro
6
Avaliação: 
4.375
Média: 4.38 (8 votos)
Data do debate: 
quinta-feira, 12 de Maio de 2016 - 19:00
Número de páginas: 
296
Ano da primeira publicação: 
2010

“Caminha-se nas nuvens, ao ler ‘As Filhas sem Nome’, porque o mundo dos camponeses do interior fundo da China da década de 90 nos soa tão puro, tão estranhamente apegado à literalidade das coisas, que é como se a mera ideia de malícia ainda não os tivesse atingido.”
(Noemi Jaffe - Folha Ilustrada)

“Sou uma moça do interior, por favor, seja gentil e cuide de mim." Era assim que Três, Cinco e Seis se apresentavam na cidade grande. Nascidas em uma pequena aldeia chinesa, as filhas do camponês Li Zhongguo haviam se mudado para Nanjing em busca de oportunidades.
Vencendo o ceticismo do pai, um homem desgostoso por ter apenas filhas mulheres e que, por isso, jamais lhes deu um nome verdadeiro, elas escapam ao destino de subserviência e ignorância a que estavam fadadas. Na cidade, as jovens descobrem seu lugar no mundo, mas não abandonam o afeto e o respeito pelo lugar de origem.

Baseado em histórias colhidas por Xinran durante as pesquisas para seu programa de rádio, o romance aborda com delicadeza as tradições, sem deixar de lado as denúncias do medo e da ignorância herdados de uma ditadura longa e violenta.

Em 2009, Xinran foi entrevistada no programa Roda Viva.